Saber Musical

É nosso intuito estimular a reflexão e promover a compreensão musical nas atividades, nos processos de ensino e nas manifestações artísticas, sob uma perspectiva lúdica, criativa e sensibilizadora.

Prof. Especialista

Niomar de Souza Pereira

Membro da Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência A.B.E., do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa I.S.M.P.S. e do Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos (I.B.E.M.). Participante como pesquisadora e coordenadora de grupos de pesquisa de vários projetos: Primeira coletânea européia de especialistas brasileiros em assuntos culturais, Roma (1980), I° Simpósio Internacional Música Sacra e Cultura Brasileira, São Paulo (1981), I° Congresso Brasileiro de Musicologia, São Paulo (1987), II° Congresso Brasileiro de Musicologia e III° Simpósio Internacional Música Sacra e Cultura Brasileira, Rio de Janeiro (1992), Colóquio Internacional Anthropos Ludens de Antropologia Simbólica, São Paulo (1998), Congresso Internacional Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões, Colonia, Alemanha (1999), Colóquio Internacional de Estudos Interculturais, São Paulo e Rio de Janeiro (2004)

1993 Especialização em Música. Faculdade de Música Carlos Gomes
Tema: Música e Estética, Metodologia e Pedagogia
1981 Graduação em Música. Faculdade de Música Carlos Gomes
1978 Aperfeiçoamento em Piano (c/Roberto Sabag, RS)
1978 Especialização em Teoria e Pesquisa do Folclore Brasileiro. Escola de Folclore do Museu de Folclore, EFMF
Tema: Uma festa religiosa brasileira
1972 Especialização em Piano e Matérias Complementares. Conservatório Musical Vila Mariana, CMVM

Prêmios e Títulos

1996 Homenagem do Sistema Pró-Cultura pela atividades como Professora de História da Música no Brasil, Sistema Pró-Cultura de São Paulo – SP
1975 Biblioteca Pública Municipal de São Paulo, 30º Concurso “Mário de Andrade”de monografias; trabalho: “Festa do Divino em Goiás e Pirenópolis”(co-autora Mara V. Jardim)
1971 I° Prêmio do Festival Uirapuru de Composição Musical

Publicações

Folclore-Teorias-Conceito-Campo de Ação. São Paulo : Editora Nacional, 1986
Cavalhadas no Brasil. São Paulo : Editora Escola de Folclore, 1984 & Jardim, M. V.
Uma festa religiosa brasileira. São Paulo : DACH – Secretaria de Estado da Cultura, 1978

Artigos

Zu: Memoria, Permanenz, Perspektiven und analysen tradierter Repräsentationen des Kampfes zwischen Islam und Christentum. In: A. A. Bispo & H. Huelskath (Ed.), Musik, Projekte und Perspektiven. Colonia: Akademie Brasil-Europa, ISMPS, IBEM, 2004, 312-320

O fidalgo e a camponesa; romance com final feliz. Folclore, n.23, 1998

Aula Inaugural. Informativo Carlos Gomes (Faculdade de Música Carlos Gomes) n.8, 1997

II Congresso de Folclore do Mercosul: apreciação. Informativo Carlos Gomes (Faculdade Carlos Gomes), n.8, 1997A música dos instrumentos. Boletim de Leitura (Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima), n.20, 1996

Convergências culturais na formação da música folclórica brasileira. Informativo Carlos Gomes, n.7, 1996

De como o maior Museu de Folclore do Brasil está impedido de funcionar. Informativo Carlos Gomes, n.5, 1996

Exposição do Museu de Folclore: uma visita à cultura espontânea do Brasileiro. Informativo Carlos Gomes, n.6, 1996

A coleção de instrumentos musicais do Museu de Folclore. Informativo Carlos Gomes, n.2, 1995
Teatro Folclórico. Boletim de Leitura. Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima, n.12, 1994
Natal, cantos de presépios. BBoletim de Leitura (Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima) , n.11, 1993
Aspectos Folclóricos da Semana Santa em Goiás Velho. D.O. Leitura. IMESP – São Paulo, 1991
São Gonçalo é padroeiro, protetor dos violeiros. Boletim de Leitura (Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima), n.7, 1990
Viva o Divino Espírito Santo. Ecos Marianos. , 1989
Folclore, cultura viva. D.O. Leitura. IMESP – São Paulo: , 1988
A dança de São Gonçalo. Ecos Marianos. Almanaque de Nossa Sra Aparecida, 1987
Cavalhada. Revista Ícaro (Varig), 1987
São Gonçalo Violeiro. D.O. Leitura. Imprensa Oficial do Estado, 1986
São Gonçalo nós louvamos com canto dança e viola. Revista Goiana de Artes. Universidade Federal de Goiás, 1986
Música religiosa folclórica na Folia do Divino In: A. A. Bispo et alii, Collectanea Musicae Sacrae Brasiliensis. Roma/Colonia Polyglotta Vaticana, 1981

Demais trabalhos de pesquisa

Cantos de mutirão e moda de viola, 1992
Festa de São Benedito, 1992
Folia do Divino, 1992
Romaria ao Divino Pai Eterno, 1991
Cavalhada, 1989
Trabalho nas Salinas, 1987
Batismo de São João, 1986
Arte Figurativa em Barro, 1985
Cavalhada, 1985
Festa de Cosme e Damião – em terreiro de Umbanda (sincretizado com Candomblé), 1985
Festa do Divino e Folia do Divino, 1985
Ritual de Casamento Umbandista, 1985
Cavalhada, 1976
Festa do Divino e Folia do Divino, 1976
Cavalhada, 1975
Festa do Divino e Folia do Divino, 1975
Cavalhada, 1974
Congos na Cidade de Goiás, 1974
Festa do Divino e Folia do Divino, 1974
Tapuios, 1974
Cavalhada, 1973
Congos na Cidade de Goiás, 1973
Festa do Divino e Folia do Divino, 1973
Tapuios, 1973
Congos na Cidade de Goiás, 1972
Tapuios, 1972.

Participação em eventos

I Congresso Internacional de Estudos Euro-Brasileiros, 2002
VIII° Simpósio Internacional Música Sacra e Cultura Brasileira, 2002
Mouros e Cristãos no Folclore Brasileiro, 2000
Teatro Folclórico Eqüestre: cavalhadas no Brasil, 1997
II Congresso Latinoamericano de Folklore del Mercosur, 1996
Cavalhada, aculturação e síntese, 1994
Cavalhada, teatro folclórico, 1992
Folclore e Comunicação, 1992
II Congresso Brasileiro de Musicologia, 1992
III Simpósio Internacional “Música Sacra e Cultura Brasileira”, 1992
I Congresso Brasileiro de Musicologia, 1981
II Simpósio Internacional, 1981
Pesquisa de Folclore, 1979
Pesquisa de Folclore, 1977
Teatro folclórico – temática de mouros e cristãos, 1975

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