Publicações

Aqui você encontrará artigos publicados em revistas científicas, ANAIS e jornais, além de entrevistas, aplicativos e textos de nossos colaboradores gentilmente cedidos.

Publicações

Aqui você encontrará artigos publicados em revistas científicas, ANAIS e jornais, além de entrevistas, aplicativos e textos de nossos colaboradores gentilmente cedidos.

Sonia R. Albano de Lima

ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS

65.Sonia R. Albano de Lima e Cicero Rodarte Mião. A pesquisa-ação aplicada em um estudo sobre o desenvolvimento musical de bebês na educação infantil – Revista da Tulha – Ribeirão Preto, S.P. vol. 8, n. 1 e 2p. 58-69- jan-dez. 2022.
CLIQUE PARA ACESSAR

64.Sonia R. Albano de Lima. Subjetividade e objetividade construindo o conhecimento musical – Epistemus.
CLIQUE PARA ACESSAR

63.Sonia R. Albano de Lima. O Pensamento transdisciplinar no cenário musical – Percepta.
CLIQUE PARA ACESSAR

62.Paulo A. Ronqui & Sonia R. Albano de Lima ( org) Restauração do Manuscrito “ Variações para Piston” ( 1864) de Azarias Dias de Mello. Publicação da ABRAPEM – Associação Brasileira de Performance Musical – pedidos de publicação devem ser dirigidos para a Associação.
CLIQUE PARA ACESSAR

61.ALMEIDA, Renato de & ALBANO DE LIMA, Sonia R.. A vanguarda europeia e a produção musical de Villa-Lobos na Semana de Arte Moderna – Revista – Todas as Musas, ano 13, n. 2, jan/jun de 2022. p. 75/101

60.ALBANO DE LIMA, Sonia R. – Performance Musical : Estágio Preliminar para a produção de pesquisa. Revista da Tulha, vol. 7, n. 2 , 2021p. 52-65
CLIQUE PARA ACESSAR

59.ALBANO DE LIMA, Sonia R. O conceito de gênero em suas diversas vertentes. Musi Mid. Revista de Estudos em Música e Mídia. V. 2, n. 3 – set-dez 2021. p. 13-24
CLIQUE PARA ACESSAR

58.Temática Revelando-se Projetos Educacionais nas Práticas Pedagógicas atuais e seus impactos na Aprendizagem: Ambiente Educacional da Escola na Educação Básica. Artigo – A implementação da Música na Educação Infantil Pública do Município de São Sebastião do Paraíso – M. G. – Brasil – Cícero Rodarte Mião, Sonia Regina Albano de Lima
CLIQUE PARA ACESSAR

57.ALBANO DE LIMA, Sonia R. Os benefícios do ensino musical na formação e desenvolvimento humano – Sonia Regina Albano de Lima e Ana Lucia Braz. Revista da Tulha, v. 7 n. 1 – 2021.
CLIQUE PARA ACESSAR

56.ALBANO DE LIMA, Sonia R. A racionalidade sensível e inteligível na criação e interpretação da obra musical. Revista Brasileira, fase IX- abril- maio- junho de 2021, ano iv- n. 107, pg 43, da Academia Brasileira de Letras.
CLIQUE PARA ACESSAR

55.O ensino musical na educação infantil e sua possível relação com a teoria desenvolvimento proposta por L. Vigotski – Cicero Rodarte Mião, Sonia Regina Albano de Lima. Revista da Tulha, vol. 6, n. 2, 2020.
CLIQUE PARA ACESSAR

54.ALBANO DE LIMA, Sonia R. A adoção de um currículo interdisciplinar na educação e no estudo das culturas eruditas e populares no contexto brasileiro. Revista da Tulha, vol. 6, n. 2, 2020, p. 90-118.
CLIQUE PARA ACESSAR

53.MIÃO, Cícero Rodarte e ALBANO DE LIMA, Sonia R. A educação infantil na BNCC e sua relação com a Teoria Desenvolvimental de L. Vigotski, p. 14-89. Revista da Tulha, vol. 6, n. 2, ano 2020, p. 64-89
CLIQUE PARA ACESSAR

52.Escola Municipal de Música de São Paulo: um exemplo de ensino não formal de música Sonia R. Albano de Lima
ARJ- Art Journal/ Revista de Pesquisa em Artes., v. 7. N. 1, 2020
CLIQUE PARA ACESSAR

51 – CUNHA, DAIANE S.STOEBEL DA, ALBANO DE LIMA, S.R, FERNANDEZ, ÂNGELA M. When the musical instrument is a computer, you learn music by composing!, p. 133-140, In: Music Education and Didactic Materials, editado por ALVAREZ, Rosa M. Vicente et all. Santiago de Compostela: Grupo STELLAE/IARTEM, 2019, ISBN 978 84 122480-2-9
CLIQUE PARA ACESSAR

50.Orfeu – Revista do Programa de Pós-Graduação em Música/ CEART/ UDESC, vol. 5 n. 2
O ensino das Artes na Educação Básica frente aos ordenamentos vigentes. https:doi. Org/105965/255530405022020e0008
CLIQUE PARA ACESSAR

49.LIMA, Sonia Regina Albano de. Escola Municipal de Música de São Paulo: um exemplo de ensino não formal de música. ARJ- Art Research Journal/ Revista de Pesquisa em Artes, vol. 7 n. 1, 2020, p. 1-20 – (ahead of print) (edição com publicação antecipada e cumulativa de artigos aprovados para publicação em avaliação duplo-cega em versões ainda não revisadas e não diagramadas).  Perspectivas Interdisciplinares no Campo da Arte. Versão em inglês sob título Escola Municipal de Música de São Paulo: an exemple of non-formal music teaching, p. 1-20.
CLIQUE PARA ACESSAR

48.CUNHA, Daiane Solange Stoeber da & LIMA, Sonia R. Albano O ensino de arte para a educação básica à luz dos ordenamentos vigentes: paradoxos em análise, vol. 6 n. 1, 2020, Revista da Tulha, p. 78- 109.
CLIQUE PARA ACESSAR

47.CUNHA, Daiane Stoeberl da & LIMA, Sonia R. Albano de. A interligação da polivalência com a interdisciplinaridade e o ensino integrado das artes. p. 97- 120. Revistamúsica, vol. 20, n. 1- 2020, julho, ISSN 2238-7625 (online) DOI: 10.11606/RM.V20I1.169940. Publicação do Programa de Pós-graduação em Música.
CLIQUE PARA ACESSAR

46.LIMA, S. R. A.  ARJ. A Trajetória de uma Revista Multidisciplinar no campo das Artes. Dossiê: V Encontro ARJ e II Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Artes. In ARJ- Art Research Jounal, Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte. Edição v. 5, n. 1, 2018. ISSN 2357 -9978. Texto em inglês e português.
CLIQUE PARA ACESSAR

45.LIMA, S. R. A de. Música, educação e sociedade. In: PERCEPTA, Revista de Cognição Musical, v. 5, n. 2, 2018. p. 79-92. ISSN 2318-891X
CLIQUE PARA ACESSAR

44.LIMA, Sonia R. Albano. A HISTORICIDADE CAMBIANTE DAS PRÁTICAS MUSICAIS (2018). FONDATION FRANZ LISZT.
CLIQUE PARA ACESSAR

43.LIMA, Sonia R. Albano. Música, educação e sociedade (2018). Percepta- Revista de Cognição Musical.
CLIQUE PARA ACESSAR

42.LIMA, Sonia R. Albano. The double nature of the musical work and the interpretative procedures (2017).
CLIQUE PARA ACESSAR

41.LIMA, Sonia R. Albano. A Música e as Artes auxiliando o desenvolvimento humano. Revista da Tulha. v. 3, n. 1 (2017) . ISSN: 2447-7117
CLIQUE PARA ACESSAR

40.LIMA – Sonia R. Albano – Nota Pública da Presidência da ANPPOM sobre a Medida Provisória n. 746/2016, p. 1-4. In:
CLIQUE PARA ACESSAR

39.LIMA, Sonia R. Albano. Las relaciones de la música con la cosmologia. P. 83-110. EPISTEMUS. Revista de estúdios na Música, Cognición y Cultura. Vol. 4, n. 1 – julio 2016. ISSN 1853- 0494
CLIQUE PARA ACESSAR

38. Sonia R. Albano de Lima. Dialogando com os ordenamentos brasileiros voltados ao ensino das artes e da música.
Versão on line do dossiê 48 (jan-abril 2017),  “Música e Educação: uma relação interdisciplinar e pluricultural”, da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. O texto promove um diálogo da autora com os diversos ordenamentos legais voltados para o ensino das artes e da música, tanto na educação básica como no ensino superior
Volume 26, n. 48 (2017) .
CLIQUE PARA ACESSAR

37. Sonia R. Albano de Lima. A música e os sentimentos humanos. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 7 (out. 2015). São Paulo: PUCSP, 2015, p. 99-102. ISSN 2179 -0094. O texto traça um paralelo entre a música e os sentimentos humanos que ela pode propiciar.
CLIQUE PARA ACESSAR

36. Sonia R. Albano de Lima, de & PICOLLO Claudio. A Arte como proposta de ensino para menores carentes. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 7 (out. 2015) São Paulo: PUCSP, 2015, p. 44-49. ISSN 2179 – 0094. O texto propõe a prática e o ensino das Artes para menores carentes, ao lado dos processos de ensino/aprendizagem, como uma das possibilidades de contribuir sensivelmente no desenvolvimento psíquico e social desses indivíduos.
CLIQUE PARA ACESSAR

35.Sonia R. Albano de Lima, PICOLLO, C & LIMA, Flavia Albano. A inserção das Artes no Ensino: sua função, e importância. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, volume 1, n. 6, 2015, p. 28 a 36, ISSN 2179 0094. Acesso http:/revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade. O artigo retrata a importância da inserção das Artes na Educação Brasileira como possibilidade de auxiliar a sensibilização e o desenvolvimento psíquico, social, cognitivo, estético e físico do indivíduo. Nesse sentido a Interdisciplinaridade torna-se uma prática indispensável já que ela pressupõe o diálogo entre a prática, a teoria e a interação entre pessoas.
CLIQUE PARA ACESSAR

34. LIMA, S.R.A., PICOLLO, C. LIMA, FLAVIA A e HOYOS, A. The role of artistic teaching in a technicist education. In. Proceedings of the 11 th International Conference on Innovation and Management. November 17-19 de 2014. Chief Editor Liu Yang et allium, Associate Editor Wang Yingming et allium. ISBN 978 7 5629 4231-3

33. LIMA, S.R.A. & PICOLLO, C. Arts as a tool of sustainability for human psychism, In: Anais da 10th International Conference on Innovation and Management – Brazil 2013, Data – 2 a 4 de dezembro de 2013. Local – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Editor Chefe – Arnold de Hoyos, Ken Kaminishi, Geert Drysters. Editores Associados: Wang Yingming, Ye Jianmu. Parte 1 – Education end Sustainability. ISBN 978 7 5629 4231-3. Texto publicados na língua inglesa

32. LIMA, S.R.A. & BRAZ, Ana L. N. O ensino musical e suas interfaces- Sua importância na cidadania. In: Anais do SICYUrb, Vol. 2, 1ª edição, novembro de 2013, p. 55-67 – Urban Culture in Action Politics, Practices and Lifestyles. Editores: Ligia Ferro, Otavio Raposo e Pedro Abrantes. Lisboa- Portugal. ISBN: 978 989 732 152 8. O resumo expandido foi publicado em inglês no ano de 2011, intitulado – Musical teaching and its interfaces: Its importance in the citizenship. In. Resumos: SICYUrb- Second International Conference of Young Urban Researchers, 2011, Lisboa, Portugal.

31- LOUREIRO, Maristela. Sonia R. Albano de Lima.As cirandas brasileiras e sua inserção no ensino fundamental e nos cursos de formação de docentes. São Paulo: Todas as Musas – Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte. Ano 4, n. 2, jan- jun 2013. ISSN 2179 -1937, p. 149-165
CLIQUE PARA ACESSAR

30- Sonia R. Albano de Lima, & TRAJANO, Alexandre. O ensino musical como processo auxiliar para o desenvolvimento integral do indivíduo. Revista Científica E-Curriculum. V.10, n. 3, 2012, p. 189 a 200. ISSN 1809-3876
CLIQUE PARA ACESSAR

29- Sonia R. Albano de Lima, PICOLLO, Cláudio, Flávia. A leitura interdisciplinar de contextos operísticos: Uma forma inovadora de ensinar arte em projetos e ambientes educacionais.  Colômbia: A Contratiempo: Revista de música en la cultura, vol. 17, Jueves ,17 de mayo del 2012. ISSN 2145-1958.
CLIQUE PARA ACESSAR

28 -Sonia R. Albano de Lima. & BRAZ, Ana Lucia Nogueira. Interdisciplinaridade: Arte, linguagens e cultura como eixos de processos educativos. São Paulo: Todas As Musas – Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte. Ano 3, n. 2, jan- jun 2012. ISSN 2179 -1937, p. 147-158
CLIQUE PARA ACESSAR

27. Sonia R. Albano de Lima., PICOLLO, C & LIMA, F.A. The interdisciplinary reading of Opera contexts: an innovative way of teaching arts in educational projects and environments. Risus. Journal on Innovation and Sustainability, vol. 2, n. 3, 2011. ISSN 2179 -3565, p. 34-43
CLIQUE PARA ACESSAR

26. LIMA, S.R.A. Ambiente musical, pensamento interdisciplinar e educação. In: GHIENA, Alejandro Pereira et allium (Ed), Actas del X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Musica. Buenos Aires/ Argentina: SACCOM /Universidad Abierta Interamericana, 2011. p. 911-917. ISBN n. 978. 987. 27082. 0. 7.

25. Sonia R. Albano de Lima. Ritual do amanhecer de Amaral Vieira: Uma leitura mítica. Múltiplas Leituras- Revista eletrônica da FAHUD (Faculdades de Humanidades e Direito, 2011, vol. 4, n. 1, p. 131-142. ISSN 1992 8993.
CLIQUE PARA ACESSAR

24.ALBINO, Cesar & Sonia R. Albano de Lima. O percurso histórico da improvisação no ragtime e no choro. Per Musi (on line). Revista Acadêmica de mùsica. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, n. 23, janeiro/junho de 2011, p. 71-81- ISSN 1517 7599
CLIQUE PARA ACESSAR

23. RISARTO, Maria Elisa e LIMA, Sonia R. Albano de Lima. O método de leitura à primeira vista de Wilhelm Keilmann e sua fundamentação teórica. OPUS – Revista da ANPPOM, v. 16, n.2, dez de 2010. Goiânia (Go): ANPPOM 2010. p. 39 a 60. ISSN 0103-7412
CLIQUE PARA ACESSAR

22- Sonia R. Albano de Lima de & RISARTO, Maria Elisa. A leitura da obra de arte sob uma perspectiva hermenêutica. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes – Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais – Universidade Federal de Uberlândia. OuvirOUver –Uberlândia, v 6, n. 2, p. 352-360, julho a dezembro de 2010. Dossiê Artes Contemporâneas (on line) ISSN 1809 290x
CLIQUE PARA ACESSAR

21 – RISARTO, Maria Elisa & Sonia R. Albano de Lima. Capacidades cognitivas e habilidades envolvidas no processo de leitura a primeira vista ao piano. Música em Perspectiva: Revista do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR, vol. 3 n. 2 – outubro de 2010. p. 87-110, ISSN 1981-7126
CLIQUE PARA ACESSAR

20. ALBINO, Cesar & Sonia R. Albano de Lima. As escolas vocacionais e o terceiro ambiente de Hargreaves. Música Hodie -Revista do Programa de Pós-graduação Stricto- Sensu da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, v. 10, n. 1, 2010. Goiânia: UFG, 2009, p. 93 a 108. ISSN 1676 3939
CLIQUE PARA ACESSAR

19.ALBINO, Cesar & Sonia R. Albano de Lima . A aplicabilidade da Pesquisa-ação na Educação Musical Música Hodie: Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto – Sensu da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, v. 9, n. 2, 2009. Goiânica: UFG, 2009, p. 91 a 104. ISSN 1676 3939
CLIQUE PARA ACESSAR

18 – Sonia R. Albano de Lima e ALBINO, César. A improvisação musical e a tradição escrita no Ocidente. MÚSICA EM PERSPECTIVA: Revista do Programa de Pós- Graduação em Música da UFPR, v. 2., n. 1 ( ma. 2009- Curitiba (PR): DeArtes, 2009, p. 96-109. ISSN 1981-7126
CLIQUE PARA ACESSAR

17. César Albino e Sonia R. Albano de Lima. A aplicação da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel na prática improvisatória. OPUS. Revista Eletrônica da ANPPOM. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Mùsica. ISSN 1517-7017, vol. 14, n. 2, dezembro de 2008. Revista digital e impressa, indexada pelo RML acesso: http://www.anppom.com.br/opus/opus14/207/207-Albano-Albino.htm.Goiânia, v. 14, n. 2, p. 115-133, dez. 2008.
CLIQUE PARA ACESSAR

16- Sonia R. Albano de Lima e Alexandre Trajano. A perspectiva de ensino artístico projetada por H. Gardner e os parâmetros curriculares nacionais (arte) do ensino fundamental. Música Hodie. Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Escola de Música e Artes Cênicas – Universidade Federal de Goiás, v. 8, n. 2, 2008- Goiânia: UFG, 2007, ISNN 1676 3939, p. 53-72
CLIQUE PARA ACESSAR

15. LIMA, S.R.A. Uma metodologia de interpretação musical brasileira. In: Performa ’07. Conference on Performance Studies. Encontros de Investigação em Performance. Aveiro. Actas…Aveiro: Universidade de Aveiro. MARINHO, H; SARDO & CORREIA, J. S (edição) Departamento de Comunicação e Arte, 2007, 50 p., páginas 1-5 – texto da autora em português. ISBN/ISNN 978 972 789 231 1, nº Dep. Legal: 258351/07.

14 – RÜGER, Alexandre Cintra Leite & Sonia R. Albano de Lima. O ensino musical para o desenvolvimento da expressividade e coordenação corporal dos atores. MÚSICA HODIE – Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Escola de Música e Artes Cênicas – Universidade Federal de Goiás, v. 7., n. 2, 2007 – Goiânia: UFG, 2007, ISNN 1676 3939, p. 53, 72
CLIQUE PARA ACESSAR

13 – Sonia R. Albano de Lima. Interdisciplinaridade: uma prioridade para o ensino musical MÚSICA HODIE – Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto-Senso da Escola de Música e Artes Cênicas – Universidade Federal de Goiás, vol. 7 (n. 1, 2007) Goiânia: UFG, 2007, ISNN 1676-3939, p. 51-65.
CLIQUE PARA ACESSAR

12 – Sonia R. Albano de Lima e RÜGER, Alexandre Cintra Leite.  O trabalho corporal nos processos de sensibilização musical. OPUS – Revista Eletrônica da ANPPOM, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, ISSN 1517-7017 – vol. 13 – n. 1 – Janeiro – junho de 2007, publicado em 10 de novembro de 2007. p. 1/15.
CLIQUE PARA ACESSAR

11. LIMA, S.R.A. Performance e Interpretação Musical: um processo partilhado de abrangência interdisciplinar. In: Quinto Encuentro Latinoamericano de Educación Musical – Acción e Investigación Musical – International Society for Musical Education, ISME. Santiago de Chile: Publicación de Ponencias…, Sepúlveda C. Ana Teresa (org), Santiago de Chile: Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación. Departo. De Música UMCE, septiembre de 2005. p.78-80 Texto em português

10. LIMA, S.R.A. Investigação hermenêutica nos processos de interpretação musical. (1ª:2004: Taubaté: SP). In: Conferência Internacional do Brasil de Pesquisa Qualitativa/NPF.Núcleo de Pesquisa de Família: Taubaté: Produção Editorial e Multimídia- Tec ART Editora Ltda, 2004. p.545-553. Texto integral em português. Resumo em inglês e português. CDD – 001 42.

9- Sonia R. Albano de Lima. Pesquisa interdisciplinar na performance musical e na docência. Música Hodie – Revista do Programa de Pós-graduação stricto-sensu da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Universidade Federal de Goiás. Escola de Música e Artes Cênicas. vol. 3, n. 1/2. Goiânia. GO:UFG, 2003. ISSN 1676.3939.
CLIQUE PARA ACESSAR

8 – Sonia R. Albano de Lima. A resolução CNE/CEB 04/99 e os cursos técnicos de música na cidade de São Paulo.  Revista da ABEM. Porto Alegre: Associação Brasileira de Educação Musical, n.8, março de 2003. 122 p. p. 81-85. ISSN 15182630
CLIQUE PARA ACESSAR

7 – Sonia R. Albano de Lima. As “excelências” e o fenômeno da carnavalização. Música Hodie -Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto-sensu da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás) – Universidade Federal de Goiás. Escola de Música e Artes Cênicas. Vol. 2., n.1.2. Goiânia. GO: UFG, 2002. P. 102-110 ISSN 1676 3939
CLIQUE PARA ACESSAR

6- Sonia R. Albano de Lima . As rupturas ideológicas do processo cultural brasileiro e seus reflexos na educação musical. Revista da ABEM. Porto Alegre: Associação Brasileira de Educação Musical, n.7, setembro de 2002. 96 p. p. 21-29. ISSN 15182630
CLIQUE PARA ACESSAR

5. LIMA, S.R.A. A Educação Musical no Ensino Superior. In: Conferência no Encontro de Pesquisa em Música da Universidade Estadual de Maringá (1:2002: Maringá). Anais… Maringá: Massoni, 2002, Paraná, 129 p., p. 9-20, ISBN 85 88905 08 6

4. LIMA, S.R.A. A dimensão comunicativa da linguagem musical e a sua interrelação histórica e filosófica com a linguagem verbal. In: Primeiro Congresso Internacional sobre Literacias (Literacia e Cidadania – Convergências e Interfaces) Coord. Maria de Nazaret Trindade. Livro do Congresso, Evora: Universidade de Évora, 2002, v. 2, 8 páginas. Texto em português. CD. ISBN. 972-8152-08-6.

3- Sonia R. Albano de Lima . Produção de conhecimento científico na pesquisa em artes. Em Pauta – Revista do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS. 2001. v. 12, n. 18/19, abril/novembro de 2001, 159 p., p. 49 -64. ISSN 0103-7420
CLIQUE PARA ACESSAR

2. LIMA, S.R.A. Pesquisa e Performance. In. XIII ENCONTRO DA ANPPOM, 2001, Minas Gerais. Anais… Belo Horizonte: ANPPOM, 2001. Vol. 2. 695 p. p. 531-538.

1- Sonia R. Albano de Lima. A Educação Profissional de Música frente à LDB n. 9.394/96. Revista da ABEM. Porto Alegre: Associação Brasileira de Educação Musical. 2000, vol. 5, setembro de 2000, 72 p. p. 39-43. ISSN 15182630
CLIQUE PARA ACESSAR

Shirlei Tudissaki

ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS

12- TUDISSAKI, Shirlei Escobar. O ensino de música para pessoas com deficiência visual. In: VII Encontro de Investigação em Música da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, nov./2017, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2017.
CLIQUE PARA ACESSAR

11- TUDISSAKI, Shirlei Escobar. Re-lançamento de livro: Ensino de música para pessoas com deficiência visual. In: XXII Seminario Latinoamericano de Educación Musical – Fladem 2016, ju./2016, Buenos Aires – Argentina, 2016.
CLIQUE PARA ACESSAR

10- TUDISSAKI, Shirlei Escobar. Re-lançamento de livro: Ensino de música para pessoas com deficiência visual. In: II Simpósio de Arte-Educação, UNICENTRO, 2016, Guarapuava – PR, 2016.
CLIQUE PARA ACESSAR

9- TUDISSAKI, Shirlei Escobar. Relato de experiência: Práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Setor de Educação Musical do Conservatório de Tatuí. In: II Simpósio de Arte-Educação, UNICENTRO, 2016, Guarapuava – PR, 2016.
CLIQUE PARA ACESSAR

8- TUDISSAKI, Shirlei Escobar; FERREIRA Isabel C.; SACCO, Maria Eugênia; LOMBARDI, Silvia S. L. Por dentro da Iniciação Musical: saiba como funciona a área. Revista Ensaio, v. 1, n. 89, p. 28-32, 2014. Nov./dez. 2014.
CLIQUE PARA ACESSAR

7- TUDISSAKI, Shirlei Escobar. Características Impressionistas na Obra para Piano Suíte Floral Op. 97, de Heitor Villa-Lobos. Revista Ensaio, v. 1, n. 88, p. 24-29, 2014. Set./out. 2014.
CLIQUE PARA ACESSAR

6- TUDISSAKI, Shirlei Escobar. Processos de ensino e aprendizagem musical para alunos com deficiência visual. Revista Ensaio, v. 1, n. 82, p. 52-58, 2013. Set./out. 2013.
CLIQUE PARA ACESSAR

5- TUDISSAKI, Shirlei Escobar; LIMA, Sonia R. Albano. A Musicografia Braille como recurso pedagógico para a aprendizagem musical de deficientes visuais. In: VIII Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 2012, São Paulo – SP, 2012.
CLIQUE PARA ACESSAR

4- TUDISSAKI, Shirlei Escobar; CARRASCOSA, Elízabeth; MARTÍNEZ, Roberta; LIMA, Sandra. Políticas de inclusão para o ensino de música. In: XX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, Universidade Federal Espírito Santo, 2011, Vitória – ES, 2011.
CLIQUE PARA ACESSAR

3- TUDISSAKI, Shirlei Escobar; LIMA, Sonia R. Albano. Ensino e aprendizagem musical para deficientes visuais: um levantamento bibliográfico. In: XX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, Universidade Federal Espírito Santo, 2011, Vitória – ES, 2011.
CLIQUE PARA ACESSAR

2 – TUDISSAKI, Shirlei Escobar. Processos de ensino e aprendizagem musical para deficientes visuais. Revista Espaço Intermediário, v. 1, n. 2, p. 31-43, nov. 2010.
CLIQUE PARA ACESSAR

1 – TUDISSAKI, Shirlei Escobar; MARÍN, Rosa M. Tolón; VIRMOND, Marcos C. L. O impressionismo na Suíte Floral de Heitor Villa-Lobos. In: II Simpósio Internacional de Educação Linguagens Educativas da Universidade do Sagrado Coração, 2008, Bauru, 2008.
CLIQUE PARA ACESSAR

Marcio Guedes

ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS

6 – O conceito de gênero musical no repertório e nas áreas de antropologia, comunicação, etnomusicologia e musicologia | ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes
CLIQUE PARA ACESSAR

5 – Gêneros e instrumentos da música popular urbana na “música de concerto” de Radamés Gnattali | ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes
CLIQUE PARA ACESSAR

4 – Radamés Gnattali e a guitarra elétrica: | Revista da Tulha
CLIQUE PARA ACESSAR

3- Gêneros e instrumentos da música popular urbana na “música de concerto” de Radamés Gnattali.
Marcio Guedes Correa – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-FIAM-FAAM) 2019.
CLIQUE PARA ACESSAR

2- A polifonia tonal na cifra alfanumérica da música popular: uma proposta analítica fundamentada em três estudos de cas.
Marcio Guedes Correa – Instituto de Artes da Unesp, Julho a Dezembro de 2016.
CLIQUE PARA ACESSAR
 
1- A importância da flauta doce no desenvolvimento da linguagem: relato de caso
Aline Akemi Maziero Shibuya, Marcio Guedes Correa, Julho 2016.
CLIQUE PARA ACESSAR

Artigos de Colaboradores

ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS

8 – Daiane S. Stoeberl da Cunha, Érica Dias Gomes. O teatro de confluência, de Murray Schafer: a integração das artes como elemento importante para o ensino de arte na escola, 2014.
CLIQUE PARA ACESSAR

7 – Liliana H. Bollos, Carlos H. Costa, Fernando A. A. Corrêa. As gravações históricas da canção “Desafinado”: desdobramentos da Bossa Nova no cenário internacional. Art Research Journal, v.4, n.1, 2017.
CLIQUE PARA ACESSAR

6 – CUNHA, Daiane S.S. A música eletroacústica na escola: delineando perspectivas sob a abordagem sociocultural da educação musical. Revista Musical Hodie. V.17. N.01, 2017.
CLIQUE PARA ACESSAR

5 – CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; GOMES, Hellen; MATOS, Julia Caroline de. Sobre nomes e coisas: Arnaldo Antunes em sala de aula. ouvirOUver. v.12, n.2, 2016. ISSN 1983-1005
CLIQUE PARA ACESSAR

4 – CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; GOMES, Érica Dias. O teatro de confluência, de Murray Schafer: a integração das artes como elemento importante para o ensino de arte na escola.
CLIQUE PARA ACESSAR

3 – CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da; GALLO, Helen. Aspectos da música eletroacústica mista: tecnologia, transformação estética e interatividade. Fap Revista Científica. v.10, jan-jul, 2015. ISSN 1679-4915
CLIQUE PARA ACESSAR

2 – CUNHA, Daiane Solange Stoeberl da. Voz: um processo criativo de música-vídeo em sala de aula Jornada de Pesquisa em Arte – IA Unesp São Paulo: UNESP, 2015. ISBN 978-85-62309-25-0
CLIQUE PARA ACESSAR

1- Razão e sensibilidade: a filosofia e a experiência estética.
Antonio J. Severino – Uninove. Feusp
CLIQUE PARA ACESSAR

Por gentileza, preencha o formulário ao lado caso precise de mais informações.